quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A fórmula do pop


Talento? Beleza? Atitude? Qual o segredo para se tornar uma estrela da música pop? Há três décadas (no início dos anos 80) uma cantora um tanto bonita, talento questionável, porém com muita atitude, revolucionou o cenário da música pop mundial. É claro que estou falando da Madonna, muito conhecida por alguns por rainha do pop.

As letras cantadas pela artista causavam (e talvez causem até hoje) controvérsia entre os mais tradicionais. Cantar sobre uma garota material ou sobre ter um filho na adolescência não é algo que os pais gostavam (e ainda não gostam) de ouvir. Porém seus filhos e filhas enlouqueciam a cada nova música ou novo vídeo lançado pela cantora, mesmo que confrontassem os valores da sociedade, como por exemplo, beijar um santo negro em meio a cruzes pegando fogo.
Mas misturar talento com visual e atitude não é uma particularidade de Madonna. Pouco mais de 15 anos depois, outra loira jovem, bonita e razoavelmente talentosa surgiu no mercado pop. Britney Spears trazia uma atitude um pouco diferente de sua antecessora, mas causou semelhante impacto. A rainha dos adolescentes apresentava um misto de inocência e sensualidade em suas músicas e performances no palco. Perseguida pelo mito do playback, Britney trouxe uma nova energia para a música pop, talvez um pouco mais saudável do que “mãe da invenção”.
As duas e tantas outras cantoras do mundo pop sempre tiveram a beleza e suas madeixas loiras a seu favor, mas na última década outra loira trouxe algo novo para este mercado: o “feio”, o “diferente”. Ou seria o “monstruoso”? Lady Gaga representa para seus fãs (little monsters) uma nova opção em meio à ditadura estabelecida por Madonna e Britney nas décadas de 80 e 90. Eles agora se sentem livres para ser o que quiserem, vestirem o que der vontade.
Mas será que é isso mesmo? Seria Gaga uma artista que traz o diferente para o mundo? Ou ela apenas traz um novo padrão (pra não dizer nova ditadura) com seus vídeos muito bem produzidos, suas roupas espalhafatosas e seu pé em cima de um piano seguido de uma coreografia estranha já previsível? Seria errado pensar que o segredo está apenas em pensar numa nova atitude para ser copiada? Não importa se é Britney, Madonna, Gaga ou uma nova cantora, o que o mundo precisa é de atitude?



Nenhum comentário:

Postar um comentário